Buscar

As fases de um negócio

Para empreender é necessário saber em qual estágio sua empresa se encontra. Dessa forma, é possível compreender quais os desafios de cada fase, e identificar as prioridades que deverão ser estabelecidas para cada uma.


Em linhas gerais, existem cinco fases do empreendimento:

  • Existência: A empresa tem poucos ou nenhum colaborador, o negócio é confundido com o dono e depende totalmente dele.

  • Sobrevivência: Os primeiros dois anos é a fase de trabalhar árduo, com foco em construir captar clientes para validar o negócio.

  • Break-even (Ponto de equilíbrio): Após a validação do negócio, a empresa consegue se sustentar sozinha: quando os custos são iguais às receitas.

  • Expansão: É o processo natural de toda empresa, a operação aumenta, tal qual os problemas, por isso é necessário ter uma estrutura ideal e uma gestão impecável.

  • Consolidação: É a fase de estabilidade, com a jornada contínua, onde o objetivo da gestão é manter a solidez dos números e continuar fidelizando as pessoas.

Saber em que fase sua empresa se encontra é a primeira estratégia para que você consiga antecipar as possíveis crises e explorar suficiências para crescer de forma sustentável. Em função das incertezas do mercado, os motivos para o insucesso podem ser diversos: tais como falta de aceitação do produto/serviço, falta de experiência ou negligência.


Portanto, em função dos riscos, um planejamento tributário que apoie o empresário. Definir a relação societária, com os respectivos direitos e deveres de cada sócio, bem como pactuar contratos são pontos que devem ser observados.


O escritório de contabilidade irá oferecer suporte quanto a questões tributárias, trabalhistas, fiscais, sempre apresentando soluções viáveis e menos custosas, dentro da legalidade. Ele irá auxiliar em relação a processos e burocracias. Ter um profissional capacitado cuidando de todos estes procedimentos, isto permite o empresário se preocupar em fazer seu negócio desenvolver.


Contar com uma contabilidade para ajudar, contribui para uma gestão mais embasada em dados técnicos em sua empresa. Fale conosco!


#demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #auditoriafiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco