Buscar

Checklist de ações para começar o ano com o pé direito

Traças metas para o ano que chegou é um passo importante para o planejamento estratégico das empresa. Pensando nisso, reunimos alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de elaborar seu checklist de ações e metas para 2022. Vamos começar? Acompanhe!


1) Organização financeira é o exercício que dá suporte para solidez e saúde do negócio. Para esse quesito as prioridades que devem constar em seu checklist são:


a) Controle do seu fluxo de caixa;

b) Projeção do fluxo de caixa para o ano (saldo de contas a pagar e receber);

c) Atuação sobre clientes inadimplentes;

d) Reavaliação dos fornecedores;


2) Organização dos processos para minimizar desperdícios, otimizar rotinas e maximizar a lucratividade, levante os seguintes pontos nesse checklist:


a) Áreas de aplicação;

b) Itens a inspecionar;

c) Definição de responsáveis;

d) Sequência dos processos;

e) Gestão das não conformidades;


3) Organização do negócio, para planejar os momentos de maior lucratividade e de baixa que sua empresa pode ter, vale a pena destacar:


a) Sazonalidade: tem picos de venda em determinadas datas?

b) Feriados em 2022, eles afetam seu ciclo de vendas e as atividades internas?

c) Analise os anos anteriores, quais datas deram melhores resultados?

d) Crie campanhas para cada situação: ofertas, brindes ou até sorteios.

e) Olho no mercado, ações dos concorrentes; e olho no cliente!

f) Basear-se em tendências atuais.

g) Investimento em marketing para engajar clientes e aumentar as vendas.


Investir em metodologias ágeis, vai dar mais agilidade e, interação entre os setores de uma empresa. Com essas ferramentas, o gestor consegue medir os resultados e visualizar se há área com gargalos e como eliminá-los. Alguns exemplos de metodologias ágeis para adotar em 2022 são:


a) Scrum — otimiza os procedimentos, ajudando as equipes a trabalharem juntas para concluir tarefas, ele pode ser adaptado às necessidades de qualquer empresa.

b) Lean — é muito usada em empresas que trabalham com linhas de produção, em entregas mais curtas e objetivas. Foca em eliminar desperdícios, tornando as tarefas mais simples;

c) Kanban — São checklists para visualizar que atividades estão acontecendo, com marcos visuais para três fases: a fazer, fazendo e feito. Assim, fica bem fácil gerenciar o status de cada atividade;

d) Smart — baseia-se em cinco pilares, definindo que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido.


Estamos passando por um momento de instabilidade, e isso é fato. A economia está oscilando, por isso, é preciso ter cuidado nos negócios, para não dar passos maiores do que a empresa pode suportar.


Por fim, não se esqueça de trabalhar a comunicação interna. Defina metas e limites para a equipe e ofereça treinamentos, sua equipe precisa estar coesa: sabendo conciliar problemas, quando existirem, e se motivarem nas vitórias alcançadas.


Com um checklist para 2022 você pode guiar as mudanças internas de sua empresa.


Quer mais ajuda na organização dos processos da sua empresa? Conte conosco na parte contábil, fiscal, pessoal e de legalização!


#planejamento #anonovovidanova #faturamento #lucro #empresacontabil #gestaofinanceira #demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #gestaofiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco