Buscar

O que é o Capital Social MEI? Qual o valor mínimo?

O Microempreendedor Individual (MEI) não precisa ter um contrato social, mas deve ter um capital social.


Mas, o que é Capital Social? É o valor que o empreendedor investe inicialmente para manter seu negócio funcionando até que ele gere lucro. O valor do Capital Social não é para a declaração, trata-se apenas de uma formalidade.


Para o MEI, o capital social não é obrigatório, mas é importante declarar o valor. Não há valor mínimo ou máximo para o Capital Social do Microempreendedor Individual, o recomendado é usar o bom-senso.


Para definir o valor, o MEI pode calcular o custo que será necessário investir para iniciar os trabalhos, como por exemplo:

  • Insumos e equipamentos;

  • Uniformes;

  • Material de divulgação;

  • Aluguel do espaço;

  • Água, Luz, Internet;

  • Etc.

Depois de elencar os elementos a serem utilizados para operar o negócio, é necessário quantificar em dinheiro e, somar tudo.


O MEI pode colocar R$ 1,00 como Capital Social, mas esse valor por parecer inconsistente com a realidade, poderá chamar atenção dos órgãos reguladores. Via de regra, entre com R$ 1 mil no capital social, que é consistente. Lembrando que pode ser alterado o valor posteriormente.


Vale a pena destacar que capital social é diferente de faturamento. Cuidado na hora da declaração anual para não informar o capital social ao invés do faturamento.

O faturamento é a soma de todas as receitas no período (sem dedução das despesas). E, o capital social é a soma de todos os recursos de seu negócio, convertidos em dinheiro, que sua empresa precisou para começar a operar.


Que ter a tranquilidade e poder contar com assessores dedicados ao seu negócio, dedicando tempo para atender com qualidade e agilidade, nós podemos ajudar!


Oferecemos serviços consultivos e personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa.


Entre em contato conosco.

Contabilidade Ágio Soluções

(31) 2010-8168 - Whatsapp

contato@agiosolucoes.com.br



#planejamento #anonovovidanova #faturamento #lucro #empresacontabil #gestaofinanceira #demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #gestaofiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco