Buscar

Planejamento Tributário - Como fazer?

Cumprir as obrigações fiscais e tributárias é indispensável para manter seu negócio na legalidade. No Brasil, temos uma carga tributária muito pesada, portanto, para ter uma empresa competitiva, é necessário estratégias com estudos elaborados para reduzir os tributos de forma legal.


Alguns impostos são inevitáveis, porém, em alguns casos é possível reduzir o percentual, aderindo a incentivos fiscais que reduzem alíquotas de tributos. Outra possibilidade é postergar pagamentos sem multas ou parcelas com juros. O planejamento tributário além de propor reduções e economia, irá eliminar os erros contábeis. Evitando autuações e multas por deixar de pagar algum tributo obrigatório.


Existe uma série de etapas que devem ser seguidas para que o planejamento tributário seja implementado, resumidamente são:


1) Coleta de dados:

  • Porte e estrutura da empresa;

  • Atual enquadramento tributário;

  • Atividades do negócio;

  • Atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras;

  • Tipos de produtos e serviços comercializados.

2) Análise da natureza jurídica, pois cada formato tem suas características, limitações e imposições legais.


3) Avaliação sobre o regime tributário, para de apuração e recolhimento de impostos que sua empresa deve seguir.


4) Defina objetivos em relação à tributação da empresa e as maneiras para que eles sejam alcançados.


5) Para fazer o planejamento tributário é necessário conhecimento aprofundado da legislação e contabilidade. Então, conte com a Ágio para cuidar disso.


Além da economia, o planejamento tributário auxilia para que toda a documentação fiscal esteja organizada, o que facilitará a análise se todos os tributos e impostos estão sendo devidamente pagos e se toda a sua documentação está de acordo com a lei.


Em sua empresa tudo está sendo devidamente documentado? Não perca essa oportunidade de rever fluxos e organizar as documentações. Precisa de ajuda para implementar o planejamento tributários em sua empresa? Fale conosco!


#demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #auditoriafiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco