Buscar

Você sabe a diferença entre lucro e faturamento?


Entender a diferença entre faturamento e lucro é o primeiro passo para uma gestão estratégica. Com a ciência do que a empresa fatura e o que ela tem de lucro é possível fazer um planejamento, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazos.


Para isso, é preciso conhecer profundamente o seu negócio é entender os conceitos de faturamento e lucro, afinal são duas métricas fundamentais para quem é empreendedor e, por mais óbvio que pareça, é comum haver confusão entre elas. Mas vamos te ajudar a não cometer este erro dentro da sua empresa.


Então vamos lá! O que é faturamento? Trata-se do valor que uma empresa obtém por meio da soma dos valores recebidos pela realização de sua atividade comercial. Seja vendendo produtos ou prestando serviços.


Já o lucro é o montante financeiro que sobrou do faturamento depois de deduzindo todas as despesas operacionais e tributárias de uma empresa (como salários, aluguel, água, luz, telefonia, manutenções e impostos). Esse lucro pode ser dividido entre bruto e líquido.


O lucro bruto é o resultado do valor faturado subtraindo o total dos custos variáveis (despesa que varia de acordo com a quantidade de serviços prestados ou de bens produzidos). Faturamento - custos variáveis = Lucro bruto


Já o lucro líquido, é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis, dos custos fixos (despesa mensal, da qual o valor não depende da quantidade de bens produzidos ou serviços prestados) e dos impostos. Faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos = Lucro líquido


Para garantir que ao final de cada mês a empresa gere lucro, é necessário manter o controle sobre os custos fixos e variáveis, para que o faturamento cubra as contas e ainda ter fluxo de caixa. A melhor estratégia para que isso aconteça é tendo um planejamento financeiro para criar alternativas de aumento da produtividade e controle das despesas operacionais.


Com o acompanhamento de uma empresa contábil os gestores terão parâmetros, dados e suporte na tomada de decisões. Isso vai possibilitar aumentar significativamente a saúde financeira da empresa. Caso precise contratar uma contabilidade para cuidar do seu negócio clique aqui agora e fale com nosso setor comercial.


#faturamento #lucro #empresacontabil #gestaofinanceira #demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #gestaofiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco