Buscar

Você se planejou para os gastos do inicio de ano?


O ano mal começa e já está cheio de boletos para pagar. Listamos nesse artigo os principais gastos e impostos que já são cobrados logo nos primeiros meses e, precisam entrar no seu planejamento. A lista a seguir, pode ser útil para ajudar você a não esquecer de nenhum item na hora de fazer a projeção dos gastos,


1) Começamos com o IPTU - Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. É um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país. A prefeitura é que determina o valor e, pode ser pago ao longo de vários meses ou à vista tem desconto de acordo com o município.


2) Os proprietários de carro também pagam um imposto no início do ano, o IPVA - Imposto sobre Veículos Automotores. É diferente para cada modelo e ano, tendo como referência o valor do veículo de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) ou da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km, definido pelo Estado em que está registrado. Em Minas Gerais, serão considerados os valores da base de cálculo da tabela do exercício de 2021, o vencimento será em março, abril e maio; quem optar por pagar todas as parcelas em março, cota única, terá 3% de desconto.


3) O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado anualmente com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo. Em Minas Gerais, o valor em 2022 é R$ 135,95 e, o prazo para pagamento é até o dia 31 de março de 2022.


4) Matrícula escolar e compra de materiais, além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula. Para a lista de material escolar o recomendado é realizar pesquisa de preços, pois as variações de preços são consideráveis.


5) Seguros, sejam de vida, automotivo, de celulares, de casa, ou qualquer outro, sofrem renovações e reajustes anuais. E, acontecem geralmente no início do ano. O recomendado é verificar na apólice para planejar-se para arcar com essas taxas.


6) Compras com pagamentos parcelados feitas no cartão de crédito no ano passado, você vai precisar arcar com esse gasto no começo do ano.


É indicado elaborar uma planilha de gastos mensais para que você não se perca as despesas. Dessa forma, você conseguirá organizar o orçamento familiar, definir prioridades e administrar melhor não só os gastos do começo do ano, como também todas as suas finanças ao longo dos meses..


#planejamento #anonovovidanova #faturamento #lucro #empresacontabil #gestaofinanceira #demonstracoescontabeis #balancetes #balancopatrimonial #legalizacao #departamentopessoal #gestaofiscal #planejamentotributario #gestaodenegocios #regimetributario #impostos #fiscal #contabil #contabilidade #contator #contabilidadeembh #contabilidadebh #agio #agiocontabilidade #contabilidadeemcontagem #contadores #contabeis #cienciascontabeis #contabilize #fiscal #legalizacao #tiresuasduvidas #faleconosco